domingo, 28 de novembro de 2010

A Busca da Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais

Há três anos que foi aprovada a lei 11.638/07 e desde então estamos em busca da harmonização da contabilidade "BR_GAAP" com os padrões internacionais.

Muitos passos foram dados desde então e todos os dias nos deparamos com necessidade de estudos e mais estudos, pois no momento de adaptar as normas internacionais a realidade brasileira, muitas vezes percebemos que fatores culturais e econômicos interferem diretamente na adaptação.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tem tido papel fundamental neste processo de internacionalização das normas, pois conseguiu unir diversos órgãos num mesmo objetivo.

Sentimos falta da parte tributária, representada pela figura da Receita Federal se integrar a este processo. No processo de convergência temos impactos tributários diretos, pois nos países que já adotaram o IFRS a realidade tributária é outra, o que causa dúvidas em processos que deveriam ter a convergência simplificada.

Sabemos que o mundo contábil é complexo. Devemos buscar soluções em conjunto e trocar informações com outros profissionais do mercado, afinal, mais um encerramento de exercício se aproxima e sabemos que muitas empresas deverão adotar o IFRS pela primeira vez.

Apesar da dificuldade à vista, pois a maioria das empresas ainda está engatinhando no processo de convergência, devemos lembrar que graças a publicação da lei 11.638/07 o contador passou a ter um papel de destaque na corporação. Uma das grande contribuições do padrão IFRS é o trabalho em conjunto entre as diversas áreas da empresa. Precisamos conversar com as diversas áreas e tentar mostrar a importância da transparência das informações contábeis no mundo corporativo. Enfim, estamos cada vez mais envolvidos na tomada de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário